Cientistas contra o golpe

Captura de Tela 2011-09-20 às 13.46.18

Destacada entidade de congregação de cientistas brasileiros, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou carta ao Congresso, manifestando preocupação com os rumos da política nacional desde que o presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha, aceitou processo de impeachment contra a presidenta Dilma.

A entidade enxerga alto risco de violência política no processo de impeachment, destacando que a vitória de qualquer grupo político deve ser “alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. Fora desses parâmetros, não será conquista, mas sim usurpação”.

Leia a seguir a íntegra da carta.

São Paulo, 09 de dezembro de 2015

Excelentíssimos Senhores Deputados Federais e Senadores da República

Senhoras e senhores,

Sempre diligente com os rumos do país, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vinha acompanhando com redobrada atenção os acontecimentos contemporâneos da vida política brasileira, vastamente apresentados nos veículos da imprensa. Contudo, fatos ocorridos nesses últimos dias fizeram com que passássemos a sentir profunda preocupação com os rumos que o Brasil poderá vir a tomar, caso não sejam encontrados, rapidamente, os caminhos do diálogo, da tolerância e, principalmente, da compreensão de que estamos em um País grande e que devemos trabalhar pelo bem-estar de nosso povo.

Reconhecemos, obviamente, que cada grupo político, cada segmento da vida social, cada setor da economia ou cada corrente ideológica têm o direito de buscar a consecução de seus objetivos e de lutar pela defesa de seus interesses. No entanto, toda conquista precisa ser alcançada em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, com o respeito às instituições, dentro das regras democráticas e seguindo os princípios da ética. Fora desses parâmetros, não será conquista, mas sim usurpação.

A SBPC lutou muito, muito mesmo, para que as ações deletérias do regime ditatorial instalado em março de 1964 provocassem o menor efeito possível na vida nacional. Lutou muito, muito mesmo, para o restabelecimento do regime democrático. Se for preciso, vamos lutar novamente, todo o necessário, para assegurar a manutenção da democracia e do estado de direito em nosso País.

Nesse momento delicado da vida nacional, temos a melhor expectativa de que a maioria de nossos deputados e deputadas, Senadores e Senadoras, pautará sua atividade legislativa buscando o fortalecimento da democracia, a estabilidade econômica e a paz social. A SBPC estará ao lado de vocês.

Com nossos agradecimentos,

Helena Bonciani Nader,
Presidente

5 comentários sobre “Cientistas contra o golpe

  1. Irmã Terezinha de Sá Barreto! Sou contra o Golpe, pois não vejo motivo para tanto como também na minha visão o Golpe é um Retrocesso para o nosso País! E votei neste governo que ai está, é pesso que o meu voto que seja respeitado” como este Governo foi vitoriosso pelo o voto Popular e o meu é um deles já mais voltarei a traz continou com o meu voto com este Gonverno pois foi o único que teve o Olhar amoroso para com os menos favorecidos, antigamente filhos de pobres, vavelados, negros, Siganos e Índios não tinha Acesso às Universidades é hoje tem, nas Comunidades Rurais antigamente o pova não tinha Acsso a água, a Agricultura familiar e hoje tem, As comunidades Rurais não tinham acesos a Energia e hoje temos,! Né verdades Companheirada? Então! Dr por estas e outras que sou contra a este golpe maldito; e tenho dito, vamos que vamos;

    Curtida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s