Elites políticas tentam derrubar Dilma para se salvarem

1431364970_504272_1431386425_sumario_normalÉ a conclusão de Celso Rocha de Barros, doutor em sociologia por Oxford e articulista da Folha de São Paulo, em artigo publicado hoje.
Para o acadêmico, empreiteiros entregarão petistas, preservarão o PMDB e o PSDB e, uma vez deposta a presidente, voltarão aos seus negócios de sempre.
Confira abaixo o artigo

Dilma entre os carros de fuga

CELSO ROCHA DE BARROS
 
Aumentou consideravelmente a chance de Dilma Rousseff sofrer o impeachment. Não pela passeata deste domingo, que ainda não ocorrera quando esta coluna foi entregue. Mas porque Dilma está na encruzilhada de várias rotas de fuga.
 
O surgimento de nomes da oposição e a constante repetição de nomes do PMDB nas delações poderiam, em tese, ter melhorado a situação de Dilma. Em 2015, o entusiasmo pelo impeachment arrefeceu muito quando a população se informou sobre as alternativas à presidente.
 
Aconteceu o contrário: quando a sirene da polícia tocou, aumentou a disposição do establishment político de entregar Dilma, Lula e o PT à opinião pública e torcer para que isso arrefeça o ânimo investigativo. Daí em diante as negociações transcorreriam sem a pressão da opinião pública.
 
Não é bonito, mas acho que vai dar certo.
 
Afinal, para se livrarem da cadeia, basta aos empreiteiros entregarem os petistas. De volta às suas casas, tentarão voltar aos negócios de sempre. E já lhes é mais ou menos claro quem têm chance de voltar a ser governo. Esses não serão delatados. Nossa “Mãos Limpas” será maneta.
 
Lembremos que, até poucas semanas atrás, o impeachment parecia muito improvável, justamente porque um acordo entre PMDB e PSDB parecia distante. Cada um tinha seu projeto para 2018. Nenhum dos dois queria pagar o custo de popularidade do ajuste econômico sem o outro. Mas as diferenças se tornaram secundárias quando aumentou a urgência de encerrar o assunto.
 
Não faz o menor sentido o argumento de que o impeachment ganhou força devido às novas denúncias. A delação da Andrade Gutierrez, que aumenta as chances da chapa Dilma/Temer ser cassada, fez com que os tucanos se aproximassem dos pemedebistas? Qual seria o plano? Derrubar Dilma no Congresso e logo depois derrubar Temer nos tribunais? O PMDB concordaria? Lembremos que a ação no TSE foi proposta pelo próprio PSDB.
 
É muito mais provável que apostem que conseguirão convencer o TSE (como?) a livrar Temer, a essa altura já empossado como presidente. Se o TSE o fizer, a propósito, terá absolvido Dilma da única acusação sólida contra ela até agora. Mas a terá absolvido depois de impedida. A esperança é que ninguém mais esteja prestando atenção.
 
Além disso, a prisão de Lula tem cara de coisa grande o suficiente para parecer o ápice das investigações do petrolão, a prisão do Poderoso Chefão, o encerramento da história. Mas essa história não se sustenta com as evidências disponíveis. Lula provavelmente fazia lobby para as empreiteiras, e, se for o caso, deve ser legalmente responsabilizado. Mas o esquema era das empreiteiras. Pintar a prisão de Lula como o ápice das investigações do petrolão é acobertar muitas, muitas fugas.
 
E, finalmente: desconfiem de petistas menores insistindo na radicalização da política econômica. A maioria ali está sinceramente errada (como, na minha opinião, estão os manifestantes de ontem). Mas não estranharia se também houvesse uma rapaziada que aceita que o governo caia e que a crise se aprofunde para fugir na confusão.
 
Enfim, aumentou a chance de Dilma ser atropelada por um dos vários carros de fuga em disparada por Brasília.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s